8 itens de segurança para pedalar

Alguns acessórios são importantes na hora de sair de bike por aí, tanto para a sua segurança como para quem está circulando perto das ruas e ciclovias. Fizemos então uma pequena lista dos itens de segurança para pedalar que achamos indispensável você ter/usar, confere aí:

1. Farol: se você costuma pedalar a noite, o uso do farol é imprescindível. Além de iluminar o seu trajeto possibilitando que você aviste com antecedência buracos ou outros obstáculos na pista, ele ainda faz com que você fique mais visível aos motoristas evitando assim graves acidentes. Atualmente existem no mercado faróis de led que possuem boa durabilidade e alguns modelos podem ser acoplados ao seu capacete, o que faz com que a luz acompanhe a sua visão. Mas atenção, não direcione esses faróis mais fortes para os olhos dos motoristas ou de outros ciclistas que cruzem com você, pois pode causar o efeito contrário e atrapalhar que eles o vejam.

2. Capacete: embora o capacete não seja um item obrigatório por lei, o uso dele pode salvar sua vida se você sofrer algum acidente.

3. Luvas: não são obrigatórias, mas em caso de uma queda, torna-se importante para não machucar as mãos.

4. Roupas claras/faixas refletoras: pequenos pontos de luz espalhados pela bicicleta tornam ela mais visível aos motoristas. Estes pontos podem ser adesivos colados ao quadro ou fitas refletoras, na bike e no capacete também é uma boa opção. Seguindo o mesmo principio das faixas refletoras, o uso de roupas claras com faixas ou pontos refletores torna-se importante para quem pratica esportes na rua. Hoje há uma infinidade de roupas desse tipo, caso você não encontre, um colete refletor por cima da roupa também vale.

5. Espelho retrovisor: segundo o código brasileiro de trânsito, o espelho retrovisor é obrigatório no lado esquerdo da bicicleta, com exceção para bicicletas de competição. Porém, muita gente reclama que eles pouco ajudam, pela trepidação da bicicleta que acaba dificultando a visão da imagem. E na prática, como menos de 1% dos acidentes são por colisões traseiras, considera-se mais efetivo que o ciclista fique atento ao que vem pela frente e sinalizar com antecedência suas intenções. Ainda assim, existe um tipo de retrovisor que é acoplado ao capacete e diminui essa trepidação, mas o que achamos importante é que obrigatório ou não, isso não atrapalhe o uso da bicicleta.

6. Luz traseira noturna: este é um acessório muito importante também, deixa você mais visível e evita acidentes graves. A luz pode ficar no modo intermitente ou contínuo, recomenda-se contínuo quando está em movimento e intermitente se ficar parado.

7. Óculos – não é obrigatório, mas protege bem contra mosquitos ou poeira nos olhos, é muito desconfortável quando isso acontece. No frio, também evita que você fique chorando enquanto pedala (Meu caso! Vento gelado na cara faz com que eu lacrimeje sem parar… ). Para pedalar a noite, existem óculos no mercado com lentes transparentes que são ótimos!

8. Buzina: é item obrigatório! É muito comum (pelo menos aqui em Florianópolis) pessoas caminharem ou correrem na ciclovia, por isso é muito importante ter uma buzina em sua bike, para chamar a atenção dos desavisados que você está passando e evitar de atropelar alguém, rs.

equipamentos de segurança da bike_thumb[4]

 

Prepare-se e vá pedalar mais seguro você também.

😉

One thought on “8 itens de segurança para pedalar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *