12 Regras para Pedalar de Forma Segura

LEI-N-9.917-2013-Lei-da-Bicicleta

Quase todo mundo aprende a andar de bicicleta quando criança. Comigo foi assim e aprendi a sempre que possível andar pela calçada, na contra mão e longe dos carros pra garantir minha segurança, certo? Errado! Tem muita coisa sobre andar de bicicleta que aprendemos errado e que cada vez mais se faz necessário a orientação correta, dos ciclistas e dos motoristas também. Afinal, os motoristas são grandes responsáveis pela segurança dos ciclistas nas ruas.

Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores. Quem regulamenta a circulação dos veículos nas ruas brasileiras é o Código Brasileiro de Trânsito e lá está bem claro todos os direitos e deveres dos ciclistas e motoristas.

Vamos colocar aqui as regras que citam as bicicletas de forma resumida para o melhor entendimento. É essencial que essas regras sejam de conhecimento de qualquer ciclista e motorista também, vamos então as 12 regras para pedalar de forma segura:

  1. O respeito entre os veículos ocorrerá sempre em ordem decrescente: veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, assim como os motorizados pelos não motorizados e, juntos serão responsáveis pela segurança dos pedestres. (Art. 29)
  2. Se não há ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, o lugar de bicicleta é na rua, no mesmo sentido dos carros e nas faixas laterais da via. Bicicleta tem preferência sobre os veículos automotores. (Art. 58)
  3. Veículos motorizados devem deixar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar uma bicicleta, deixar de fazer isso é considerado infração média com penalidade de multa. (Art. 201)
  4. Colar na traseira do ciclista ou esmagá-lo contra a calçada é infração grave. (Art 192)
  5. Motoristas não devem “fechar” bicicletas. O Código Brasileiro de Trânsito diz que antes do condutor entrar à direita ou à esquerda em outra via, ou para entrar em terremos, prédios garagens, etc., ele deve ceder passagem aos pedestres e ciclistas, assim como os veículos que transitam pela pista contraria. (Art 38)
  6. Ameaçar o ciclista com o carro é infração gravíssima. (Art. 170)
  7. O carro deve dar preferência de passagem ao ciclista/pedestre quando ele estiver atravessando a via na faixa a ele destinada, até mesmo quando ele não tenha concluído a travessia na abertura do sinal verde ao motorista. (Art. 214)
  8. O ciclista deve sinalizar suas ações com antecedência, como por exemplo, indicando com o braço uma conversão à direita. E respeitar os semáforos e faixas de pedestres igual aos carros.
  9. Calçada é para pedestre. A circulação de bicicletas nos passeios só é permitida mediante autorização do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e a bicicleta deve estar devidamente sinalizada por este. Se você quiser andar com a bike sobre a calçada, tem que descer e empurrar. Pedalar sobre a calçada é infração média e pode gerar multa e apreensão da bicicleta. (Art. 68)
  10. Sempre que não houver acostamento ou faixa destinada as bicicletas, estas devem trafegar em fila única. (Art. 247)
  11. São equipamentos obrigatórios da bicicleta a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. O capacete não é obrigatório, mas para percorrer grandes distancias seu uso se faz necessário, caso haja alguma queda. (Art. 105)
  12. Pedalar usando fones de ouvido é infração média e implica em multa. (Art. 252)

Aposto que tem muita coisa que você não sabia né?

Por isso a necessidade de campanhas de conscientização e educação dos motoristas e também ciclistas. É verdade que todo motorista deveria saber o que consta no Código Brasileiro de Trânsito, mas na prática sabemos que isso não acontece, poucos têm esse conhecimento e aplicam. E isso também ocorre muito com ciclistas.

Então, proponho a você que comece a divulgar essas regras no seu círculo de amizades, em casa, com a família. Sensibilize quem está próximo a você. Assim, a informação vai se propagando e a nossa segurança aumentando…

😉

 

Fonte: www.vadebike.org, Código Brasileiro de Trânsito.